top of page
Medidor de calor

Avaliação de calor ocupacional

O que é?

A avaliação de calor é realizada sempre que existe uma suspeita de ocorrência de sobrecarga térmica em determinada atividade. A avaliação quantitativa é definida pela relação entre dois parâmetros: o valor de IBUTG ( Índice de Bulbo Úmido- Temperatura de Globo)  e o valor da taxa metabólica (M)

Como funciona

O valor de IBUTG depende de duas ou três temperaturas do ambiente medidas com termômetros de montagem específica. Quando a exposição ocorre com carga solar direta, três temperaturas estão envolvidas: a temperatura de bulbo úmido natural, a temperatura de globo e a temperatura de bulbo seco. Quando não há carga solar direta, somente as temperaturas de bulbo úmido natural e de globo são relevantes. A M está associada à intensidade física da atividade a ser desenvolvida – quanto mais intensa for a atividade, maior será a M.

As NRs 9 e 15 tratam dos limites de exposição ao agente calor. A NR-9 foca na prevenção; e a NR-15, no adicional de insalubridade. Ambas as normas utilizam os procedimentos de avaliação descritos na NHO-06 da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo). A NHO-06 também apresenta limites de exposição ao agente calor com foco preventivo, mas é tecnicamente mais completa que a NR.

A avaliação de calor contém algumas particularidades que a diferem de outras avaliações de agentes físicos e químicos. O limite de exposição ao calor é um limite associado a uma exposição de 60 minutos contínuos, definida como hora crítica. Assim, o período de avaliação está limitado a esse tempo. Mesmo com um limite fixo de tempo, eventualmente os 60 minutos não precisam ser avaliados para se chegar a uma conclusão sobre a exposição na hora crítica.

Atendimento

Para mais informações entre em contato conosco

bottom of page